12.9.13

Extraordinário (R. J. Palacio)

Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.


No meu caso, foi uma leitura que me fez refletir bastante. Incrível como a autora conseguiu expressar de uma maneira tão "simples", os sentimentos de cada criança que passa por isso todo dia, como o Auggie, retratado na história. E também, não é uma história de sofrimento e sim, a história de superação de um menino que nos encanta com sua determinação e bravura.

"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil"

Sempre me passava pela cabeça como todas essas pessoas conseguiam superar o preconceito e tudo mais e quando li, eu tive a certeza de que eles são pessoas muito fortes porque todos sabemos ou imaginamos o quanto é difícil. Em outras palavras, através desse livro, passei a ver uma parte da minha vida com outros olhos.


Bom, Auggie é encantador e lida com todas suas dificuldades de uma forma tímida mas ao mesmo, corajosa, o que, obviamente, fez tantas pessoas adorarem o livro. E comigo não foi diferente. Acho que o que mais me surpreendeu sobre ele, foi o fato de que apesar de sua diferença, ele continua sendo uma criança normal e tem aquele humor (que eu adoro) tão gostoso de ler.

“Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.”

Summer, que logo torna-se amiga de Auggie, foi alguém que eu me identifiquei bastante quanto à forma de pensar e tudo mais, mesmo ela tendo apenas 10 anos. Ela praticamente deixa de andar com suas amigas mais "populares" e começa a falar com Auggie e, consequentemente com Jack Will, também amigo de Auggie (e aliás, ao longo do livro tive minhas opiniões dividas sobre Jack mas no final cheguei à conclusão que ele é uma pessoa fantástica). Enfim, Summer e Jack me conquistaram principalmente pela amizade que tiveram com Auggie, de lealdade e carinho.


Eu sou apaixonada por essa capa, simples, fofa e remete bastante o livro, de certa forma. Há também a nova capa (que você pode conferir aqui) que é linda e o preço é muito em conta mas sinceramente, fica difícil escolher qual a melhor. A diagramação e a fonte são impecáveis, porém fiquei um pouco incomodada com a conversa entre ele o Jack por tantos erros/abreviações mas a autora quis mostrar uma linguagem que muitas pessoas usam na internet então acho que mesmo um tanto "chato" de ler, foi uma jogada inteligente. Além do mais, foram apenas 2 páginas (só que não deixou de ser engraçado).

“A força da coragem de uma pessoa. Coragem. Bondade. Amizade. Caráter. Essas são as qualidades que nos definem como seres humanos e acabam por nos conduzir à grandeza.”

Ou seja, Extraordinário foi um livo que me inspirou e me emocionou durante cada verso, cada página ,através da linda história de Auggie, o menino "feio" por fora e maravilhoso por dentro. 

6 comentários:

  1. eu não conhecia o livro, quero ler agora!
    Aqui é lindo!

    rabiiiscosnopapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é tão tão tão sem palavras! Adorei ter lido ele e amei o Auggie. <333
    Livro super fofo, emocionante e inspirador.

    Bjs!
    http://prateleiracolorida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Auggie consegue inspirar a todos, também amei conhecer ele através desse lindo livro *-* Beijos.

      Excluir
  3. Todo mundo fala tão bem desse livro que tive que colocá-lo na minha wishlist! Pena que tenho outros 432443 livros na lista e nunca sobre $$$$ pra comprar esse hehehe.

    Tchau! :D
    Raí ~ raiwrites.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, acho que acontece isso com quase todo mundo, infelizmente haha Beijos!

      Excluir

 
"Vivemos num mundo onde nos escondemos para fazer amor! Enquanto a violência é praticada em plena luz do dia."
John Lennon