6.8.13

Um Porto Seguro (Nicholas Sparks)


Sinopse: Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.



Eu até gostei de como a história de desenrolou. O comecinho foi um pouco fraco mas depois prendeu minha atenção e ficou emocionante pois quando Katie começa a contar a sua história, você quer saber mais e mais, e não consegue parar de ler. E na minha opinião, no final não ficou nada solto pois é muito fácil acontecer em livros com assuntos similares.

A Katie é uma mulher muito inspiradora e forte porém houve um famoso "amor e ódio". Como eu disse, ela é inspiradora, amorosa, e eu me conectei com ela quanto a algumas características mas fiquei um pouco brava por algumas atitudes duras tomadas por ela, digamos assim. Por outro lado, eu preciso admitir que sem isso a história ficaria sem sentido porque não é nada fácil esquecer a vida que você passava, por mais que queira.


O Alex é, podemos dizer assim, encantador. Sabe quando você fica imaginando como vai ser seu futuro? Ele é o cara que você pensa como seu marido, o cara certo para você. Eu só gostaria que a Katie, no começo, fosse mais amigável com ele. Enfim, dá para perceber o quanto ele se importa com seus filhos e isso meio que amoleceu meu coração (mentira, eu já sou muito emotiva haha).

“É assim que a vida funciona. Na maior parte do tempo nada é fácil. Temos simplesmente que tentar fazer o melhor que pudermos.”

O romance entre a Katie e o Alex aconteceu de um jeito inesperado para mim pois eu achava que seria algo super meloso. Claro que em algumas partes é inevitável mas foi gostoso de ler, mostrando também um humor no decorrer do livro.


As únicas coisas que eu definitivamente não gostei foi o fato de que em algumas partes, a forma com que o autor escreveu tornou a leitura monótona (repetitiva, mas não achata) e também, o Nicholas colocou algo um pouco fora da realidade, se podemos chamar assim, no livro e isso fez com que eu imaginasse mais como um filme do que uma história de vida, o que me decepcionou. Por outro lado, tornou o final surpreendente, uma coisa que eu admiro muito e também, mais emocionante, como eu disse no começo.

“Eu realmente acredito que, embora o amor possa ferir, ele também seja capaz de curar.”

Bom, a foto da capa ficou linda (tirando as características nada a ver dos personagens), eu amei a contracapa, possui páginas amareladas (❤) e a diagramação é ótima porém me decepcionei um pouco com a impressão. Teve páginas inteiras borradas e tudo mais, e eu sou muita crítica com isso. Mas resumindo, foi uma leitura agradável e super gostosa de ler, com mistério e emoção.

2 comentários:

 
"Vivemos num mundo onde nos escondemos para fazer amor! Enquanto a violência é praticada em plena luz do dia."
John Lennon